29 abril, 2009

Achei engraçado


Tradição das maias
De 30 de Abril para 1 de Maio é tradição que se coloquem à porta de casa as giestas floridas, a que também se dá o nome de maias por florirem em Maio. Pelo menos esta é a tradição que no Minho, ainda que em menos casas, se tem vindo a cumprir. Por crendice ou simplesmente por tradição um pouco por toda esta região é possível ver as portas e janelas enfeitadas com os ramalhetes de maias. Diz-se que as origens desta tradição está ligada a ritos de fertilidade, do início da Primavera e do novo ano agrícola, mas há também quem diga que afasta o mau-olhado e as bruxas de casa.


No Alto Minho, esta velha tradição mantém-se. Na manhã do 1.º de Maio, as casas das nossas aldeias aparecem todas enfeitadas com raminhos de giesta, relembrando os costumes de coroação (Maio ou Maia).



3 comentários:

Nela disse...

Lá do alto do meu 6ª andar (que mais parece um 10º) acho que era perigoso pendurar alguma coisa. Ainda partia a cabeça a algum transeunte!!!
Mas acho imensa graça a estas tradições. Se puderes, não deixes de pendurar uma maia e põe-lhe a intenção de que livre as tuas amigas todas de alguma bruxa má que ande a rondar...

carla disse...

Fica descansada que me vou lembrar de vocês para afastar as bruxas que vos rondam....

Paula disse...

Já n tenho tempo de ir apanhar Maias mas eu estou no teu pensamento de certeza

A ideia esta muito engraçada vou tentar lembrar para o ano esse ritual


BJFS